A Fitch Ratings colocou o Rating Nacional de Força Financeira de Seguradora (FFS) ‘A-(bra)’ da BMG Seguros S.A. (BMG Seguros) em Observação Positiva.
A ação segue o anúncio, feito em 5 de setembro, da venda de todas as ações da BMG Seguros à Dayprev Vida e Previdência S.A. (Dayprev), seguradora pertencente ao Banco Daycoval S.A. (IDRs – Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor - de Longo Prazo BB e Rating Nacional de Longo Prazo AA+(bra), todos com Perspectiva Estável).
A Observação Positiva considera a manutenção do suporte do atual proprietário, o Banco BMG S.A. (IDRs de Longo Prazo B+ e Rating Nacional de Longo Prazo A-(bra), todos com Perspectiva Estável), até as autoridades regulatórias aprovarem a transação. Concluída a operação, o Rating de FFS da BMG Seguros provavelmente será impactado positivamente pela capacidade e pela propensão a suporte do Banco Daycoval, que seriam maiores que as do BMG. A Fitch considera que a transação faz parte da estratégia do Banco Daycoval de diversificar seus produtos e serviços.
A transação ainda está sujeita à aprovação do Banco Central, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O preço da operação equivale a 1,47 vez o patrimônio líquido da BMG Seguros na data de fechamento do negócio.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
Rating Movido Por Suporte: O atual rating da BMG Seguros é baseado na opinião da Fitch Ratings sobre a capacidade e a propensão a suporte que, caso necessário, a companhia seguradora receberia de seu acionista majoritário, o BMG.
Capacidade de o Acionista de Prover Suporte: A Fitch considera o porte da BMG Seguros em relação ao banco, para quem qualquer suporte necessário seria facilmente administrável. Em junho de 2024, os ativos e o patrimônio líquido da BMG Seguros equivaliam a 2,5% e 1,6% dos ativos e do patrimônio líquido do BMG, respectivamente. Na mesma data, os ativos e o patrimônio líquido da BMG Seguros equivaliam a 1,4% e 1,0% dos ativos e patrimônio líquido do Daycoval.
Propensão a Fornecer Suporte: A Fitch considera a BMG Seguros importante, em um mercado estratégico, para a presença e a diversificação do grupo BMG. A análise contempla o relevante risco reputacional em caso de não cumprimento de apólice para o grupo, com quem atualmente compartilha marca. Além disso, a integração da seguradora com o banco é moderada, bem como o histórico de apoio do banco, que tem sido suficiente, com aumentos de capital adicionais nos últimos cinco anos, sem necessidade de apoio extraordinário.
Custos Operacionais Influenciam Desempenho: O desempenho financeiro da BMG Seguros continua altamente influenciado por seus custos operacionais líquidos, que são explicados pelo crescimento que a empresa vem registrando desde o início de suas operações, em 2016. Os índices de sinistralidade líquida mantiveram-se alinhados aos de seus produtos de seguro-garantia, com média de 18% em junho de 2024. No entanto, o resultado técnico das operações tem sido negativo nos últimos períodos e tem sido contrabalanceado pelo resultado financeiro do portfólio de investimentos da seguradora.
Altos Níveis de Alavancagem: A BMG Seguros opera com indicadores de alavancagem superiores aos de seus pares relevantes de mercado. Em junho de 2024, as métricas de alavancagem haviam aumentado, principalmente devido ao forte crescimento dos prêmios brutos, de 65%, enquanto seu patrimônio líquido decresceu 11%. O índice anualizado de prêmios sobre capital próprio líquido era de 3,6 vezes em junho de 2024, acima da 1,6 vez de junho de 2023. No entanto, a companhia tem cumprido seus requisitos de capital regulatório. A BMG Seguros mantém uma base de capital regulatório adequada, de 119% em junho de 2024 e 142% do mínimo exigido em dezembro de 2023.
Carteira de Investimentos Conservadora: A BMG Seguros segue práticas conservadoras de gestão de ativos/passivos, sob de responsabilidade do comitê de investimentos. A maior parte de sua carteira é composta por títulos públicos, com retornos altamente correlacionados às taxas de juros, uma vez que a maioria dos investimentos está indexada à Selic ou a índices de inflação.
Fuente: Fitch Ratings
Proveemos información Técnica y Financiera del Mercado Asegurador