No mercado de trabalho atual, diversidade, equidade e inclusão deixaram de ser apenas diferenciais para se consolidarem como prioridades estratégicas nas organizações. Segundo levantamento realizado em 2020 pela consultoria McKinsey, empresas de 15 países — incluindo o Brasil — investem continuamente nessas diretrizes e têm até 25% mais chances de registrar lucros acima da média do mercado. No setor de seguros, essa tendência também ganha força, com iniciativas como vagas afirmativas, programas de desenvolvimento e ações de engajamento voltadas para construir times mais plurais e representativos.
A Seguros SURA é uma delas. A companhia fechou 2024 com 383 funcionários distribuídos em oito cidades, e vem registrando avanços no equilíbrio de gênero: mulheres já são maioria no quadro geral (56,7%) e ocupam 39% dos cargos de liderança. Entre os estagiários, elas representam 73,7%, reforçando a chegada de novas gerações que podem acelerar a mudança nos próximos períodos. Ainda que o alto escalão permaneça majoritariamente masculino (85,7%), a empresa observa um movimento de renovação, com 71,4% da liderança na faixa dos 30 aos 50 anos de idade. Os dados são do Relatório de Sustentabilidade, emitido em conformidade com a Circular SUSEP no 666/2022.
Equipes mais plurais e representativas ampliam a diversidade de ideias e perspectivas, mas também contribuem para formar grupos sólidos e duradouros, especialmente pela redução da rotatividade e pelo fortalecimento do senso de pertencimento na organização. A SURA finalizou o ano passado com um quadro consistente de profissionais, o que significa que cerca de 47% dos membros da equipe têm pelo menos três anos de casa. Entre três e 11 anos, o número é um pouco menor (42%), mas, ainda assim, mostra uma equipe consistente e estável. Com mais de uma década na empresa, a seguradora tem pelo menos 11% do quadro
Esses dados refletem o vínculo sólido construído entre as equipes e a instituição o que evidencia uma política robusta de valorização e bem-estar. Essa percepção é corroborada por uma pesquisa realizada pela Caju, companhia de tecnologia especializada em soluções para a gestão de RHs, em parceria com a Opinion Box. O plano de saúde se destaca como benefício mais valorizado (59,6%), excluindo os auxílios de alimentação. Em seguida, aparecem o plano odontológico (33,9%) e a participação nos lucros (28,9%).
Com foco em promover qualidade de vida dentro e fora do trabalho, a organização mantém um pacote que contempla diferentes momentos da vida dos colaboradores, que inclui: Minha Saúde e Wellhub (Gympass); vale refeição, vale alimentação e 13ª cesta alimentação; mobilidade, com vale-transporte e subsídio para mudanças; além do Seguro de Vida SURA e Prev SURA, programa de Previdência Privada.
Também é possível ter acesso a auxílio creche e babá, kit “tem gente nova no pedaço”, licença-paternidade estendida, folga para quem adota ou perde um pet, sala de lactação no escritório de São Paulo e ingressos de cinema no aniversário. A rotina ainda é marcada por medidas que estimulam o bem-estar, como modelo híbrido de trabalho, horário flexível, sexta-feira curta, dia livre no mês do aniversário, traje casual liberado, sala de leitura na sede paulista, programa de acolhimento psicológico e licença de dois dias para quem precisa organizar uma mudança.
A SURA preza também pelo desenvolvimento e a capacitação da força de trabalho, criando oportunidades para que cada um possa expandir o potencial, assumir novos desafios, construir trajetórias e se desenvolver em temas de interesse. Dessa forma, oferece oito escolas de conhecimento: Comercial, Técnica, Administrativa, Competências, Entorno e Sociedade, Saúde Mental, Liderança e Transformação Digital. Em 2024, teve 43 méritos, 41 vagas fechadas com recrutamento interno, 39 promoções e oito efetivações de estagiários. A média geral da experiência foi de 92,1% positiva.
Com esse conjunto de ações, a empresa reforça o compromisso em construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, colaborativo e alinhado às transformações do setor securitário. A combinação entre políticas de bem-estar abrangentes, valorização da diversidade e investimento contínuo em capacitação cria bases sólidas para engajar, reter e desenvolver talentos. Com isso, segue consolidando a cultura de respeito e inovação, fortalecendo a relação de confiança com os colaboradores e impulsionando, de forma sustentável, o crescimento coletivo.
Fuente: CQCS
Enlace: https://cqcs.com.br/noticia/seguros-sura-aposta-na-diversidade-para-fortalecer-equipes-e-resultados/
Proveemos información Técnica y Financiera del Mercado Asegurador