Segundo a agência, melhora na avaliação passa pela capacidade da seguradora em manter ritmo acelerado de crescimento e diversificar negócios nos próximos anos
A S&P Global Ratings elevou a nota de crédito da Akad Seguros de ‘brA-’ (vigente desde 2023) para ‘brA’, com perspectivas positivas para os próximos meses. A agência destaca que a seguradora recebeu uma injeção de capital de novos investidores no ano passado, ampliando seu excesso de capital regulatório e possibilitando a manutenção de um ritmo acelerado de crescimento, com diversificação de portfólio de produtos.
Ainda segundo a S&P, a Akad também ampliou seu histórico de atuação em segmentos estratégicos, reportando retorno sobre patrimônio líquido (ROE – return on equity) próximo de 10% em 2024. Além de manter o bom desempenho em produtos como Responsabilidade Civil Profissional e Transportes, a companhia conquistou a autorização da Susep (Superintendência de Seguros Privados) para estrear no segmento de Seguro de Pessoas.
Em comunicado divulgado ao mercado, a S&P destaca que a seguradora expandiu seus prêmios brutos emitidos a uma taxa média de 35% ao ano entre 2020 e 2023. No ano passado esse percentual ficou em 12%, mas a agência acredita em uma retomada do ritmo de crescimento na ordem de 30% já em 2025. Segundo o comunicado, a Akad deve beneficiar-se de parcerias com instituições de pagamento e redes de empresas para acessar um mercado de seguros patrimoniais para pequenas e médias empresas (PMEs), bem como de seus canais digitais, que lhe permitem distribuir produtos massificados.
“A perspectiva permanece positiva, indicando nossa expectativa de que a Akad continuará melhorando seus indicadores de lucratividade e ampliando e diversificando seus negócios enquanto mantém um excesso confortável de capital e de liquidez regulatórios”, afirma a S&P. “O processo de expansão, se bem executado, poderá trazer benefícios à estabilidade e resiliência das receitas da seguradora no médio prazo”, acrescenta a agência.
Para Danilo Gamboa, CEO da Akad Seguros, a melhora na avaliação reflete o empenho de uma equipe que compreende e incorpora o DNA de inovação da seguradora. “Ampliamos nossa capacidade de empregar tecnologia na jornada do corretor, agilizando e otimizando processos que contribuem para a evolução de todo mercado de seguros”, afirma o dirigente.
Ainda de acordo com a S&P Global Rating, a injeção de capital na Akad, combinada com o lucro contábil de R$ 28 milhões em 2024, levaram a seguradora a reportar níveis de capitalização regulatória mais confortáveis em comparação a anos anteriores. “Como resultado, e considerando o cenário atual de elevados juros que favorece bons retornos da carteira de investimentos, acreditamos que a seguradora possa utilizar parte do excesso de capital para dar continuidade ao seu processo de expansão e diversificação de receitas”, diz o documento.
O contexto indica uma chance em três da agência voltar a elevar o rating da Akad nos próximos 12 meses. A perspectiva positiva se deve ao fato da S&P acreditar que a seguradora continuará operando com níveis de capital mais confortáveis, enquanto estende e amplia seu histórico de lucratividade e gradualmente expande seus negócios.
Fuente: Editora Roncarati
Proveemos información Técnica y Financiera del Mercado Asegurador