O plano de saúde, além de necessário, é um dos benefícios que os empregados mais valorizam no ambiente de trabalho, aumentando a satisfação e o engajamento.
O plano de saúde corporativo é um dos benefícios mais valorizados pelos trabalhadores brasileiros, com impacto direto na satisfação, retenção e bem-estar dos empregados.
De acordo com a pesquisa global de “Atitudes sobre Benefícios 2024” da WTW, os planos de saúde desempenham um papel decisivo na atração e retenção de talentos, indo além da assistência médica e influenciando a experiência geral dos colaboradores.
Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmam que seus planos de saúde atendem às suas necessidades. Além disso, 1 em cada 6 colaboradores é considerado um hiperutilizador desses serviços, ou seja, indivíduos que possuem condições físicas ou mentais mais complexas e, portanto, fazem uso regular de consultas e tratamentos.
Os perfis que mais usam o plano de saúde incluem:
Baixa renda: menos de R$2.000 (22%) vs. R$4.000 ou mais (11%)
LGBT+ : (29%) vs. Hétero (15%)
Para esses grupos, o acesso contínuo e eficiente aos serviços de saúde é fundamental para sua qualidade de vida. Entretanto, os hiperutilizadores têm mais probabilidade de enfrentar barreiras no acesso ao atendimento médico, o que gera obstáculos adicionais para o equilíbrio do seu bem-estar.
Apesar da alta valorização dos planos de saúde, uma parcela significativa dos entrevistados ainda enfrenta obstáculos no uso efetivo desses benefícios. Pessoas com condições crônicas, neurodivergência ou problemas de saúde mental são os que mais relatam dificuldades.
A pesquisa também aponta que 34% dos empregados relatam dificuldades para agendar consultas em prazos razoáveis, e 30% temem enfrentar tempos de espera ainda maiores no futuro.
Além disso, mais da metade dos usuários de serviços de saúde mental destacam que o atendimento virtual tem sido essencial para obter o suporte necessário, sendo uma boa alternativa para superar esses desafios.
34% dos empregados relatam dificuldades para agendar consultas
30% temem enfrentar tempos de espera ainda maiores no futuro
Para melhorar o uso dos planos de saúde e reduzir os obstáculos no acesso, as empresas podem adotar algumas das estratégias identificadas a partir de insights da pesquisa:
Serviços de saúde virtual: uma solução que tem se mostrado eficiente para reduzir tempos de espera e ampliar o acesso aos cuidados médicos. Um terço dos empregados estaria disposto a optar por consultas virtuais se isso resultasse em tempos de espera mais curtos
Serviços de navegação no sistema de saúde: essas soluções ajudam os funcionários a localizar o atendimento necessário de forma mais rápida e eficiente, especialmente aqueles com condições mais complexas
Aprimoramento no acesso a consultas: 34% dos empregados relatam dificuldades em agendar consultas em prazos razoáveis. Melhorar o acesso a esses serviços é fundamental para garantir cuidados adequados
Quando implementadas em conjunto com uma estratégia de benefícios bem estruturada, essas soluções podem ajudar as organizações a melhorar o acesso e uso dos planos de saúde por seus empregados.
Os dados da pesquisa global de “Atitudes sobre Benefícios 2024” mostram que, embora o plano de saúde continue sendo um benefício essencial, ainda existem desafios no acesso e uso efetivo desses serviços, especialmente para os hiperutilizadores.
As empresas têm a oportunidade de liderar iniciativas que facilitem o acesso ao atendimento médico, seja por meio da ampliação de serviços de saúde virtual ou da implementação de ferramentas de navegação dentro do sistema de benefícios.
Se sua empresa deseja aprimorar esses aspectos e garantir que seus empregados recebam o suporte necessário, entre em contato com a WTW para conhecer soluções personalizadas e adequadas às necessidades reais do seu time.
Fuente: WTWCO
Proveemos información Técnica y Financiera del Mercado Asegurador